Sistema de gestão: por que investir em um para o meu marketplace?

O e-commerce evoluiu. Desde o começo da década passada, o número de consumidores ativos na Internet mais do que dobrou. Assim, a atividade nos marketplaces deve acompanhar esse ritmo. Por isso, quem vende por meio deles precisa contar com uma gestão competente, que tenha controle sobre cada processo do funcionamento da loja on-line.

Otimizar o tempo é imprescindível para obter mais lucratividade. Gerenciar manualmente todos os processos que o comércio virtual envolve pode resultar em gasto de tempo em excesso, retrabalho por causa de erros e, assim, menos vendas.

Por isso, um dos melhores investimentos que o empreendedor deve fazer é em um sistema de gestão de marketplace. Este post vai mostrar porque eles são importantes e quais os benefícios que trazem.

Automatização

Receber pedidos, conferir estoque, separar os produtos e emitir nota fiscal são apenas alguns dos processos que podem ser automatizados com o uso de um sistema apropriado para o marketplace.

O tipo de sistema para gerenciar o marketplace é o ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais). Estes sistemas de informação integram todos os processos envolvidos na venda das mercadorias e os gerencia em um único lugar.

Em linhas gerais, eles contam com uma área de cadastramento de produtos que é relacionada ao controle de estoque. No momento em que um produto é cadastrado, ele automaticamente passa a fazer parte do estoque.

Ao processar a venda, o próprio sistema já providencia a baixa imediata no dele. Este é um detalhe muito importante para evitar vender algo que já não existe no estoque. Etiquetas de envio e as notas fiscais podem ser geradas imediatamente.

Os sistemas de gestão aumentam a velocidade do faturamento dos produtos vendidos. Também gerencia o prazo de envio, lembrando o vendedor das datas corretas. Servem também para as operações internas da empresa, como as financeiras. Por exemplo, controle do fluxo de caixa, pagamento de contas, comissões e colaboradores.

Benefícios para o lojista

Para o empreendedor, o principal benefício é a agilidade com que os trabalhos passam a andar, já que o ERP pode fazer o gerenciamento de todas as áreas vitais da loja virtual integrada com o marketplace.

Os sistemas de gestão, quando utilizados, podem ajudar a diminuir o número de reclamações, porque oferecem ganho tempo, agilidade e evita erros humanos. Dessa forma, o lojista ganha mais tempo para planejar novas estratégias comerciais.

O empreendedor que vende em mais de um marketplace pode optar por sistemas que integram todos eles. Assim, todos os pedidos ficam concentrados em único sistema, não importando de onde vieram.

O vendedor consegue uma visão completa do seu negócio e ao mesmo tempo garante a boa gestão em todas os setores do negócio.

Benefícios para o cliente

Para quem compra, os sistemas de gestão de marketplace também devem fazer diferença. Ao implantar um ERP, um dos principais fatores que deve ser levado em conta é a experiência do cliente. Quanto melhor um cliente se sente comprando, mais conhecida fica a loja virtual.

Uma vez que todos os processos internos da loja são otimizados, naturalmente a qualidade das vendas melhora. Isso faz com que os compradores sintam confiança no trabalho do vendedor. Isto vai fazer com que as atividades do lojista aumentem consideravelmente.

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